A encrenca do tio Sam pode atingir o seu bolso

Enquanto o Presidente George W. Bush tenta convencer o congresso de maioria Democrata a aprovar o pacote de 700 bilhôes de dólares para salvar os bancos americanos da falência e consequentemente, evitar uma crise sistêmica que ameaça arrastar o mundo numa recessão, o Presidente Lula vai a Washington e ao ser perguntado sobre a crise ele responde: crise, que crise? pergunta pro Bush.

Mas infelizmente no mundo globalizado não é bem assim. A crise americana surgiu quando, o banco central americano reduziu os juros para reaquecer a economia e isso provocou um boom, na área de crédito, especialmente na área de crédito imobiliário.

O que aconteceu é que os bancos emprestaram muito dinheiro, inclusive para pessoas com histórico de pagamento ruim. Só que os valores dos imóveis subiu mais do que o valor real devido a procura e a inadimplência foi crescendo ao ponto, de provocar retração no valor dos imóveis e agora todos os bancos sabem que estão com créditos podres na mão, porque, financiaram os imóveis em um valor irreal e que agora sabem não vão mais receber esse valor de volta.

Mas você deve estar se perguntando o que eu tenho a ver com isso?? Apesar do que diz o Lula, agora a tendência de acordo com os analistas financeiros é, que essa crise vai gerar recessão nos EUA e consequentemente no mundo todo. Com isso, o comércio mundial vai comprar, menos, o Brasil vai vender menos, e com isso, o país vai se voltar pro mercado interno.

Ai vem a bomba, porque para manter os dólares aqui no país, e evitar fulga de capital, o banco central vai aumentar os juros e com isso tudo vai ficar mais caro

Se você vai financiar sua casa, os juros serão maiores, se você vai comprar um carro, vai pagar mais, se você comprar qualquer coisa a prazo, vai pagar mais juros, ou seja, pra variar nós vamos pagar o pato, pelos problemas dos outros.

E como diria Lula: crise? Que crise??

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: