Atenção: O gato subiu no telhado

Charles Dharapak/AP

Charles Dharapak/AP

Não sei se você conhece a estória do sujeito que viaja e deixa o gato com o vizinho pra tomar conta, e dias depois o gato morre. Para anunciar a morte do bichano, o cara primeiro manda uma carta avisando apenas que o coitado subiu no telhado, para preparar o dono psicológicamente e, depois explicar que a queda do telhado provocou a morte do pobre animal.

Aqui temos uma semelhança, o congresso americano rejeitou por 228 votos contra e 205 a favor o pacotaço de ajuda aos bancos americanos, que poderia salvar a pátria. Até agora ninguém respondeu porque, o pacote foi rejeitado, mesmo depois de ter sido selado um acordo, com os líderes dos partidos Democrata e Republicano.

Mas a explicação é relativamente simples. O pacote prevê 700 bilhões de dólares do governo para a economia, para que o governo compre créditos podres dos bancos e salvem o sistema bancário. O problema é que essa grana vem do contribuinte americano e se tem uma coisa que contribuinte americano detesta é emprestar dinheiro, para empresas em estado pré falimentar.

Como esse ano é de eleição, para os políticos do congresso americano, muitos estão se pelando de medo de votar a favor do pacote e serem criticados pelos eleitores, por terem permitido que seu dinheiro, fosse gasto, para salvar essas instituições.

Só tem um pequeno problema nessa equação, se esse pacote não for aprovado, o sistema financeiro americano vai enfrentar uma crise sistêmica de confiança, provocando corrida dos clientes aos bancos para sacar seu dinheiro, por medo de perderem suas aplicações, pois muitas instituições dependem desse acordo, para continuar funcionando. Isso provocaria a pior crise desde do crash da bolsa de 1929.

Antes que me chamem de profeta do caos, é bom saber que a recusa do acordo deixou os mercados em colapso, provocando perdas de 1,2 trilhões de Dólares para as empresas americanas em apenas 1 dia!

É Bush liga pra papai agora e pergunta a ele o que fazer….

Anúncios
Explore posts in the same categories: Internacional

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: