A eleição de João do Poste

ACM tinha tanto poder e influência em Salvador, que ele dizia que se colocasse um poste para concorrer,  com qualquer um de seus adversários, o poste venceria a eleição, simplismente por ser seu aliado.

Recife sempre teve como tradição, eleições acirradas, para prefeito, é uma característica da nossa cultura política. A 8 anos atrás, o prefeito Roberto Magalhães, disputava a reeleição, era muito bem avaliado pelos recifenses e, perdeu a eleição para João Paulo do PT, por cerca de 1% de diferença de votos. As disputas acirradas e em segundo turno pareciam ser uma marca das eleições locais.

Este ano estamos vendo algo inédito acontecer. Um prefeito muito bem avaliado, depois de 8 anos de administração, quando o normal é o desgaste de imagem, provocar queda na popularidade e a consequente, eleição de uma força de oposição.

João da Costa, candidato do prefeito do PT começou, a disputa com cerca de 20%, mas como era praticamente desconhecido do eleitorado, tinha grande potencial de crescimento a medida que a campanha caminhava.

O que muita gente ainda não percebeu, é que nessa eleição, o eleitorado não está necessariamente, votando em João da Costa, mas sim na administração do Prefeito João Paulo. Isso porque, o candidato do prefeito era inexpressivo politicamente falando. Nunca foi candidato, não tem nenhuma tradição em termos de eleições.

Desde o início ele é identificado, como alguém que vai continuar, a administração atual. Isso mostra também, que o eleitor está, mais pragmático, ou seja, vai votar em um candidato, que vai, na visão dos eleitores, garantir recursos por ser aliado do Presidente e do governador. A ordem é votar pra garantir, que a cidade vai receber recursos do Governo federal. É parece que o pragmatismo venceu a ideologia.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: