Efeito Dominó

Folha On-line

Fonte: Folha On-line

Para quem acompanha a crise americana, fica a impressão de que a bomba explodiu, e agora os bombeiros correm, pra apagar o incêndio. Na verdade, estamos no olho do furacão, mas ainda não se pode dizer que é o fim da crise. Nem mesmo com a aprovação do pacote de U$$ 700 bilhões aprovados nos EUA. Se todos diziam que a aprovação do pacote era necessária para evitar a crise então porque, as bolsas despencaram hoje?

Alguns fatores contaram para que isso ocorresse. O presidente do FED, o Federal reserve, euivalente ao nosso BC aqui no Brasil, disse em entrevista, que a economia americana crescerá menos que o previsto, no ano que vem, e que ele considera a possibilidade de reduzir os juros para incentivar o consumidor a voltar a comprar, para reativar a economia. Para isso, o primeiro passo foi dado, ou seja, a aprovação do pacote de ajuda aos bancos.

ENTENDA O PACOTE DE AJUDA AOS BANCOS AMERICANOS

Já falei aqui que os bancos americanos, estão falindo por terem financiado a compra de imóveis, numa fase em que os juros estavam baixos, as famosas hipotecas. Acontece que com juros baixos a inflação ameaçou voltar e ai o FED aumentou os juros. Com isso muita gente começou a ter dificuldade de pagar suas hipotecas e começou a aumentar o calote. Esse calote de milhares de usuários, afetou bancos que tinham financiado a farra da compra dos imóveis e agora não tinham mais como receber essa grana de volta, resultado, estavam falindo. estamos falando aqui de bilhões de dólares.

Alguns bancos já faliram e outros foram socorridos, pelo Governo. O que acontece é que se esses bancos maiores começarem a quebrar, isso vai gerar um crise de confiança nos correntistas, que vai fazê-los correr aos bancos pra resgatar seu dinheiro, mas como não há grana pra todos, o sistema bancário americano pode simplismente entrar em colapso.

Com esse pacote de 700 bilhões o governo vai comprar, esses papéis referentes e essas hipotecas que os bancos não iam mais receber mesmo, porque ninguém tinha como pagar, já que os juros aumentaram e muito a dívida dos usuários. É como aquela dívida do cartão de crédito que chega num momento em que você não consegue mais pagar, porque toda vez, paga o mínimo da fatura.

Por que o governo está fazendo isso? Simples, uma vez que os bancos se livram desses ativos podres, eles estão sanados e podem voltar a emprestar dinheiro para os americanos voltarem a consumir e assim reativar a economia que já dá sinais de recessão.

EFEITOS NO BRASIL E NO MUNDO

A Europa já foi afetada pela crise, porque muitos bancos europeus também financiaram as compras de imóveis nos EUA, ou compraram ações de bancos que agora estão correndo o risco de falir. Como os EUA estão entrando em recessão, esses países muito dependentes das compras do mercado americano também estão entrando em recessão porque já estão vendendo menos.

No Brasil apesar do bom momento da economia , não estamos imunes e na verdade já estamos sofrendo os efeitos, pois os especuladores estão retirando o dinheiro da bolsa e com isso retirando os dólares que estavam investidos aqui. Com isso, a quantidade de dólar no mercado é reduzida e agora ele já está valendo cerca de R$ 2,31. Como o Brasil importa mais do que exporta, esses produtos importados, vendidos aqui ficam mais caros e pressionam a inflação.

Empresas brasileiras de grande porte, já não conseguem mais dinheiro barato lá fora para investir aqui. Isso porque como os juros externos são bem menores e as empresas captam lá fora, pra aumentar a produção aqui. O problema é que essas empresas ficam devendo em dólar e agora o dólar está pipocando, com isso sua dívida aumenta e muito. Ou seja, com menos grana pra investir, é menos emprego também. e agora que a recessão mundial está chegando, vamos vender menos ainda e isso vai afetar o nosso crescimento também.

Mas e ai, estamos enrascados? Não exatamente, estamos mais blindados, mas o aperto no crédito é inevitável, em outras palavras, os juros vão subir de novo e o número de parcelas do crediário vai ser reduzido. Isso quer dizer que D. Maria lá da esquina vai pagar, mais caro pela sua geladeira nova e com um prazo menor do que hoje.

É como diria seu Osvaldo, um sábio matuto “Quando um grandão joga M…. no ventilador, os pequenos é que se lascam”

Anúncios
Explore posts in the same categories: Internacional

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Efeito Dominó”

  1. Fênix Says:

    Olá!
    Uma dica: quando os posts foram muito grandes, utilize o recurso [MORE], que divide o texto onde você quiser, insere um link CONTINUAR LENDO e deixa o blog mais limpo e prático.
    Beijo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: