O novo New Deal

Barack Obama

Barack Obama

Para quem não lembra da aula de História, New Deal foi o plano de recuperação econômica criado pelo Presidente Roosevelt, para tirar os EUA da crise de 1929, depois do crash da bolsa que arrasou a economia americana.

É exatamente isso que o próximo presidente americano vai precisar fazer, para tirar os Estados Unidos da recessão. E é bom prestar atenção no que acontece por lá, porque é a partir da recuperação econômica dos americanos que o mundo vai voltar a crescer, uma vez que, eles ainda são os maiores compradores do Mundo.

Obama anuncia corte de impostos para 95% das famílias, apoio ao pequeno empresário com redução de impostos e para que contrate mais empregados, moratória pra quem não está conseguindo pagar sua hipoteca (estopim da crise), ou seja, o Estado agora toma as rédeas do processo e precisa estimular a economia, criar demanda, facilitar a vida de quem quer contratar e consumir.

Bush anunciou que vai usar U$$ 250 bilhões de dólares para ajudar as famílias que não conseguem pagar suas casas. MacCain prometeu ajudar os endividados a quitar suas dívidas.

É o que eu comentei aqui alguns dias atrás, ou os Governos se mexem para resolver a crise, ou o mundo mergulha na recessão. E é aqui que quero entrar num ponto sobre a crise no Brasil.

Alguns economistas falam que o governo tem que cortar tudo que pode, parar de investir, cortar na carne. Eu concordo em parte, de fato o governo tem que reduzir as chamadas despesas de custeio, ou seja, folha salarial por exemplo, suspendendo concursos públicos, ou protelando o aumento de salários de altas esferas do poder público, os chamados cargos de carreira do Estado.

Mas o PAC deve ser mantido, justamente para garantir crescimento interno numa época que o mundo todo vai desacelerar. A recessão mundial já começou e as demissões pela Europa e EUA também. Este é o momento de investir no país, em estradas, infra estrutura, saneamento, enfim, gerar demanda interna.

Isso pode garantir crescimento, mesmo que menor e, com isso se reduz o desemprego e os efeitos da crise no Brasil.

Antes quie me chamem de doido, aproveito pra dizer que dois economistas de peso já falaram isso, Miriam Leitão, comentarista da Globo e o jornalista Luis Nassif, Diretor presidente da Agência Dinheiro Vivo em SP

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: