Qual dos dois candidatos é melhor para o Brasil?

O assunto é tão importante que não tem como passar um dia sem falar, já que estamos a menos de uma semana, para as eleições americanas.

Barack Obama: apóia uma política de diálogo, multilateral, e deve se apoiar em acordos comerciais. Em tempos de crise deve, lutar pra preservar o mercado americano em detrimento dos produtos brasileiros.

Já declarou que é contra a liberação de importação do biocombustível brasileiro, porque isso seria prejudicial para os produtores americanos, que usam o etanol extraído do milho e afirma que isso os tornaria dependentes do Brasil. Portanto, em tese, não seria benéfico aos nossos interesses.

Jonh MacCain: Política de confronto, com envolvimento bélico para defesa de interesses estratégicos, entre eles, o petróleo,

Já se declarou favorável a importação do biocombustível brasileiro, como forma de reduzir a dependência do petróleo.

Seja qual for o escolhido, não deve fazer muita diferença para a América Latina que sempre foi tratada com desprezo pelos Presidentes americanos, a não ser que fosse feito um acordo estratégico para desenvolvimento de biocombustíveis, tendo o Brasil como foco, mas isso só o tempo dirá.

Comentário Pós Post

Um grande amigo meu, Bruno Marenga, fez uma crítica a este post, dizendo que foi uma análise muito restrita, sobre uma questão muito vasta e cheia de nuances. Devo dizer que concordo com ele, mas infelizmente, no momento do post meu sono era maior, que a vontade de escrever.

De fato há muitas questões a serem abordadas, quando se trata da relação Brasil-EUA, especialmente com relação a barreiras aos produtos agrícolas. do qual somos  fortes concorrentes, por exemplo.  Nesse ponto o governo americano nunca foi muito cooperativo e sempre se mostrou reticente a  atender as solicitações do governo brasileiro, para a derrubada de seus subsídios que tanto nos prejudicam.

Meu palpite é que essa política não deve mudar muito, especialmente em tempos de crise, para preservar o seu mercado.

Outra questão importante é a amazônia. Obama já disse certa vez, que a Amazônia é um patrimônio mundial e deveria ser considerada área internacionalizada, o que provocou reação imediata do governo brasileiro, que deve logicamente manter essa linha porque afinal estamos falando de soberania nacional, e territorialidade.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: