Eleição Histórica

Pela primeira vez um homem negro, tem a chance de chegar ao cargo de Presidente dos Estados Unidos. Esta eleição é histórica porque mesmo com o racismo americano, o candidato parece ter suplantado essa dificuldade.

Em um país em que os negors eram proibidos de entrar em um restaurante e placas indicavam que a presença de deles não era permitida em um determinado local, não deixa de ser bastante positivo o provável resultado desta eleição.

Na década de 60 o Governador do estado do Albama, que se elegeu com uma plataforma de governo racista, tentou impedir a entrada de 2 irmãos negros em uma universidade estadual e o então secretário de Justiça Robert Kennedy, irmão de Jonh Kennedy, Presidente dos EUA, teve que chamar a Guarda Nacional para enfrentar o governador e garantir a matrícula dos estudantes. O governador George Wallace esperava na porta com toda a polícia ao redor. Os estudantes se matricularam contra a vontade do Governador e da maioria da população.

Para você ter uma idéia, os negros tinham que ceder o lugar no ônibus para um branco quando este subia, até que um dia, uma senhora negra se negou a ceder o lugar e declarou, que ninguém a tiraria dali, só pelo fato de ser negra. Isso gerou uma reação em cadeia, que provocou violentos protestos, por parte da comunidade negra, e uma violenta resposta da polícia, jogando o país em uma convulsão social, com piquetes e espancamentos de negros por todos os EUA.

A luta pelos direitos civis, ganham forte impulso a partir deste episódio, e pode agora culminar, com a  eleição da década.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: