O papel da Imprensa na crise

Uma das coisas mais perigosas numa crise em escala Global como essa que estamos vendo é a chamada geração de expectativa.

Explicando melhor, quando os consumidores possuem uma boa expectativa sobre o futuro, o seu país, economia etc, eles tendem a fazer planos, consumir, comprar bens duráveis, por exemplo.

A Imprensa não só aqui no Brasil, como também, no mundo todo, tem vendido a impressão de que o mundo está perto do fim, e que milhões de pessoas vão perder o seu emprego.

Manchetes sensacionalistas se espalham até em jornais como o The Economist da Inglaterra, considerado um dos mais sóbrios, isso porque, esse tipo de notícia vende, claro.

O Problema é que o leitor comum, lê, e tem a nítida impressão de que tudo está por um fio e ai o que acontece? Ele pára de consumir e é ai onde mora o perigo, esse comportamento está gerando um círculo vicioso no mundo todo, empurrando as vendas pra baixo, provocando prejuízos e piorando a crise.

Claro que niguém deve se endividar demais pra consumir, mas é bom lembrar que foi o consumo que ajudou a salvar o mundo da pior crise em 29 aliado aos investimentos dos Governos, notadamente dos EUA, que fizeram a economia se reestruturar.

Neste ponto a imprensa poderia ao invés de só mostrar o lado ruim das coisas, realizar e publicar estudos que possam contribuir, para soluções  de combate à crise, pelo menos esse deveria ser o seu papel.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Blog

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: