Brasil tenta mediar conflito

Você pode não acreditar, mas o Min. das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, fez um Tour, pelo Oriente Médio e foi recbido, por autoridades em Israel e pelo Presidente do Egito hosni mubarack, para oferecer os préstimos do Brasil, para ajudar a mediar o conflito.

O Itamaraty é visto como um celeiro de talentos em termos de embaixadores e a escola diplomática brasileira conquistou respeito no mundo todo, devido a imparcialidade e defesa do princípio de auto determinação dos povos, ou seja, cada país tem a sua autonomia e esta, autoridade não pode ser questionada.

Ainda assim fica a pergunta, qual o objetivo da viagem? O Brasil está pleiteando um lugar no Conselho de Segurança da ONU. Nosso país defende que a Índia também faça parte do Conselho.

Por isso é importante, estar inserido em acontecimentos deste porte, para utilizar e diplomacia brasileira como forma de propaganda. Ainda assim as chances do Brasil em mediar o conflito são nulas, porque não há nada que em especial, como cultura, ou lingua, ou tradição, que nos ligue aos países envolvidos no conflito. Ligações essas que nos legitimariam, como interlocutores.

A pergunta é, vale a pena entrar no Conselho de Segurança da ONU? Este é um assunto para outro post que será aprofundado, sobre o tema.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Internacional

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Brasil tenta mediar conflito”


  1. Certamente essas ações deixam o Brasil com mais poder dentro da ONU…agora pergunto: Por que não valeria a pena entrar pro conselho de segurança???

  2. henriquedelgado Says:

    Respondi a sua pergunta no post acima.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: