Spread bancário no Brasil, é o maior do Mundo

Vejam vocês caros leitores, a diferença entre o que os bancos captam de dinheiro e emprestam chama-se Spread Bancário. Aqui no Brasil de acordo com o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), o Spread no Brasil é 11 vezes maior do que em países ricos. E é o maior do mundo, vejam, que boa notícia.

Para se ter uma idéia do que isso quer dizer, ai vão alguns números: Atualmente, os bancos de primeira linha conseguem captar dinheiro com taxas de aproximadamente 19,50% ao ano e emprestam a clientes de primeira linha a 61,20% anuais, com ‘‘spread’’ de 41,70% ao ano. No cheque especial, as taxas médias alcançam 160% ao ano; no crédito pessoal, 84,70%; para compra de veículos, 42%. De acordo com dados divulgados pelo Correio braziliense.

Enquanto isso, os juros permanecem nas alturas, o maior do mundo. É curioso pensar que enquanto o mundo todo reduz drásticamente os juros para incentivar a economia, o Banco Central no Brasil, continua a insistir na lorota de que os juros devem permanecer altos, para frear o consumo e impedir um aquecimento inflacionário.

A pergunta é: Onde está essa bolha de consumo? Onde as pessoas vão encontrar dinheiro, para empréstimos,se a fonte secou? Ninguém está consumindo de forma desregrada, porque todo mundo está com medo do que a crise pode trazer, em outras palavras desemprego.

A pergunta que não quer calar é, quem ganha mais com esses juros? A quem os diretores do BC representam nessa luta quixotesca contra a falsa sombra da inflação? A resposta está nos primeiros parágrafos deste Post.

Explore posts in the same categories: economia

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Spread bancário no Brasil, é o maior do Mundo”

  1. Carlos Brandao Jr Says:

    O pior de tudo isso e que nos(pessoas fisicas e juridicas e governo tambem) estamos a merce deles, pois a falencia de uma instituicao bancaria geraria um efeito manada que todo sistema financeiro entraria em colapso. Paremos para pensar, que sao os verdadeiros assaltantes da nacao? O ladrao comum?

    eis o perigo de pensar.

  2. Mike Says:

    Just passing by.Btw, your website have great content!

    _________________________________
    Making Money $150 An Hour

  3. henriquedelgado Says:

    Thanks Mike, its a pleasure to me write to people, like you, who like to get some informations in diferent Blogs, like this


Deixe um comentário