Fique por dentro

Alan Greesnpan ex-presidente do BC americano

Alan Greesnpan ex-presidente do BC americano

O COMEÇO DE TUDO

Quando ocorreram os ataques de 11 de Setembro de 2001, o mundo todo entrou em suspense e havia o medo de que os americanos parassem de consumir e começassem a fazer economia, para se prevenir,pois, ninguém sabia o que ia acontecer.

O presidente do BC Alan Greenspan, reduziu drásticamente os juros e facilitou bastante o crédito, aumentando o tempo de crediário, pra incentivar o consumo e impedir que o país mergulhasse na recessão. Afinal foi o maior atentado terrorista em solo americano da história.

Com isso as pessoas continuaram consumindo e como o crédito estava muito barato, milhres de americanos aproveitaram para realizar o sonho da casa própria e começaram a comprar imóveis através do sitema de hipotecas.

O problema é que muitos mutuários fizeram uma negociação trocando parte da dívida da hipoteca por grana para consumir. Exemplo, o cara comprava uma casa por 100 mil dólares, e depois de pagar 10 mil, renegociava a dívida, pegava 10 mil em dinheiro e voltava a pagar os 100 mil com juros um pouco maiores. Ou seja, pegava a grana que já tinha pago de volta e pagava tudo de novo.

Com o passar dos meses, o consumo cresceu muito e a inflação começou a aparecer,pois, com, maior consumo, os preços sobem e a inflação dá as caras. Pra frear esse movimento inflacionário, o BC começou a aumentar os juros, e foi aumentando até ter certeza de que o consumo se reduzia.

Pra você ter uma idéia quem pagava 0.5% de juros, passou a pagar 2,5% ou mais de juros. O tempo foi passando e esses juros começaram a pesar no orçamento de grande parte da classe média americana, que começava a dar o calote e muitos foram entregando as casas sem pagar, ou começaram a ser despejados.

MERCADO FINANCEIRO

Na outra ponta, os bancos que vendiam essas hipotecas, antes dos calotes, vendiam hipotecas como água e negociavam suas ações na bolsa. As ações cresceram gerando uma bolha especulativa e muitas agências de investimento venderam as ações desses bancos para grandes e pequenos investidores.

Os bancos europeus também entraram na ciranda e também financiaram hipotecas nos EUA, porque era muito lucrativo.

Com o passar dos anos com o aumento de juros, e os calotes aumentando, porque as prestações cresciam mais do que a capacidade de pagar, esses bancos começaram a ter problemas financeiros, porque investiram muitos recursos pra financiar essas hipotecas.

Grandes bancos coemçaram a revelar seus prejuízos com as hipotecas e suas ações despencaram. Quando os investidores coemçaram a querer resgatar o dinheiro investido, muitos desses bancos, fecharam a torneira, alegando que não podiam permitir resgates sob pena de falir! porque não conseguiam mais se financiar, já que não estavam recebendo os pagamentos dos clientes.

Quando um dos maiores bancos americanos com 175 anos de história faliu, por não ter como honrar seus compromissos por conta dos calotes, o mercado entrou em espiral, pensando o seguinte: Se este que era um dos maiores banco faliu, imagina os outros que estão em dificuldade?

Daí em diante foi um efeito dominó, com bancos europeus anuncando prejuízo, pelo mesmo motivo e investidores perdendo dinheiro no mundo todo porque não conseguiam mais resgatar seus recursos desses bancos, que não tinham como honrar o pagamento desses papéis.

O prejuízo é de trilhões de dólares, porque esse problema apesar de estourar agora vem desde 2003, quando começaram os problemas com as hipotecas. Por isso os governos do mundo todo estão colocando dinheiro nos bancos para evitar quebradeira geral do sistema bancário

Como esses grandes bancos não conseguem mais financiar negócios e nem fechar financiamentos no mundo todo, para as pessoas consumirem, seja na compra de carros, casas e bens duráveis, pois, estão sem dinheiro em caixa, a crise atingiu em cheio o comércio mundial que se baseia nesses recursos para que as pessoas consumam.

FUTURO

Com essa crise os juros já aumentaram no mundo todo, e o tempo de crediário reduzido. As empresas que vão vender menos no mundo todo, devem anunciar cortes de postos de trabalho, isso já está ocorrendo na GM nos EUA e em outras grandes empresas na Europa.

Recessão mundial, que deve durar até o fim de 2009. Em 2010, se a coisa não piorar o mundo deve começar a crescer de novo, ams como qualquer coisa em economia leva pelo menos 6 meses pra começar a surtir efeito, só na metade de 2010 a economia deve melhorar e em 2011 é que o crescimento pode se tornar consistente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: